sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Frase da semana

"É claro que meus filhos terão computadores, mas antes terão livros".

(Bill Gates)

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Exercicios para recuperação 6º ano

1 – Sendo 43 = 64, responda:
• a) Quem é a base?
• b) Quem é o expoente?
• c) Quem é a potência?
2 - Quem é maior?
• a) 23 ou 32
• b) 1120 ou 1201
• c) 560 ou 056
3 - Quais são os elementos fundamentais da geometria?

4 - Quantos pontos há em uma reta?

5 - Calcule o valor das expressões aritméticas:
a) 12 x 3 ( 6 + 5 x 12 ) : 11
b)180 + { 2 x [5 x 3 + ( 8 x 4 – 2 x 9 ) – (19 x 3 – 37 )]}
c) 82 + { 33 x [ 132 : ( 7 – 1 ) x ( 18 – 7 ) – 3 x 32 }
d) (25 – 5 x 4 ) : 5 + {[ 37 – ( 6 X 5 + X 1 )] : 3 + 4 }
6 - Qual o número que adicionado com 204 dá como resultado 321?

7 - Se João tivesse 13 anos a menos estaria com 47 anos. Se Ana tivesse 15 anos a mais
estaria com 40 anos. Quantos anos João é mais velho que Ana?

8 - Henrique deu R$ 379,00 de entrada na compra de uma geladeira e pagou o restante em 6 prestações de R$ 94,00. Qual o preço da geladeira?

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Estudem as atividades 7º ano

Atividades para avaliação 7º ano

01 – A soma de dois números inteiros é 37. Um deles é –146. Qual é o outro número inteiro?
R.:

02 – Pensei em um número inteiro, elevei ao quadrado, ao resultado adicionei -35 e obtive 190. Em que número pensei?
R.:

03 – Quando a = -9, b = +2 e c = +10, o valor numérico da expressão a3 – ( b – c )3 é:
+217
-217
-1241
+1241
-729

04 – Dentre estas afirmações, a verdadeira é:
Todo número inteiro não positivo é menor ou igual a zero.
Todo número inteiro não negativo é menor ou igual a zero.
O zero é um número inteiro positivo.
A raiz quadrada de 100 pode ser -10 ou 10.


05 – Determine o valor de:
√(400 ) b) √2500 c) √900

d) √(3^6. 5^2 ) e) √0,49
06 – Duas duplas, A e B. jogavam cartas.
Na primeira rodada, a dupla A fez - 150 pontos, enquanto a dupla B fez 230 pontos. Quantos pontos a dupla B fez a mais que a dupla A?


07 – Qual o valor de cada expressão numérica?
(+30 ) : (- 6 ) + (- 18 ) : (+ 3 ) b) 100 + 2 . (-5 )3 - (-45 ) : (+15 )



"Respeitar as ideias das pessoas é o maior incentivo que a elas podemos dar."

Problema do restaurante

Problema do restaurante

Eu, Tu e Ele….

Fomos comer no restaurante e no final a conta deu R$30,00. Fizemos o seguinte: cada um deu dez reais… Eu: R$ 10,00, Tu: R$ 10,00 e Ele: R$ 10,00. O garçom levou o dinheiro até o caixa e o dono do restaurante disse o seguinte: Esses três são clientes antigos do restaurante, então vou devolver R$ 5,00 para eles! E entregou ao garçom cinco notas de R$ 1,00. O garçom, muito esperto, fez o seguinte: pegou R$ 2,00 para ele e deu R$1,00 para cada um de nós. No final ficou assim: Eu: R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Eu gastei R$9,00. Tu: R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Tu gastaste R$9,00. Ele:R$ 10,00 (-R$1,00 que foi devolvido) = Ele gastou R$9,00. Logo, se cada um de nós gastou R$ 9,00, o que nós três gastamos juntos, foram R$ 27,00. E se o garçom pegou R$2,00 para ele, temos: Nós: R$27,00 Garçom: R$2,00 TOTAL: R$29,00.

Pergunta-se: Onde foi parar o outro R$1,00?

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Material para avaliação 6º ano

Escola Estadual Eng. Elias Andra




01 – José fez uma compra que custou R$ 52,00. Ele deu ao caixa uma nota de R$ 100,00. O caixa pediu a ele para facilitar o troco.
a) Se José der R$ 2,00 ao caixa, quanto receberá de troco?

b) Se José der R$ 5,00 ao caixa, quanto receberá de troco?

02 – A soma de dois números é 76. Adicionando 7 unidades a cada uma das parcelas, qual será a nova soma?

03 – Os caminhões produzidos por uma montadora precisam de 12 pneus cada um. Quantos pneus serão necessários para montar 148 caminhões do mesmo tipo?

04 – Em uma escola há 735 alunos distribuídos igualmente em 21 classes. Quantos alunos há em cada classe?

05 – Pedro pensou em um número e, em seguida, dividiu-o por 8. A divisão foi exata e o quociente foi 15. Em qual número ele pensou?


06 – Resolva as potências:
a) 122 : 23 : 9 – ( 4 – 3 ) 10 b) 104 : 103



07 – Calcule o valor das expressões numéricas:
a) ( 53 – 38 + 40 ) – 51 + ( 90 – 7 + 82 ) + 101 b) ( 3 x 7 + 2 x 15 ) x ( 81 – 4 x 20 )




Boa Sorte!